_os contornos do invisível
«Os planos norte-americanos de instalar munições nucleares de pequena potência e os projectos de dotar os mísseis balísticos dos submarinos Trident com ogivas convencionais e, em geral, os mísseis balísticos inter-continentais suscitam preocupação», afirmou Lavrov na Duma, câmara baixa do parlamento russo.
«Tais projectos arriscam-se a ser destabilizadores, a baixar o limiar do recurso às armas e a ter um efeito destruidor sobre o regime de não proliferação nuclear», adiantou.
Lavrov sublinhou que os Estados unidos estudam actualmente com os seus aliados a possibilidade de instalar bases de defesa anti-aérea na Europa de Leste, nomeadamente na Polónia e na República Checa.
«A razão que eles citam é a defesa da Europa de Leste contra os mísseis balísticos iranianos. Mas para nós, isso significa a prazo a possibilidade de intercepção de mísseis balísticos russos», precisou.
Segundo a agência Itar-Tass, Lavrov considera que este projecto norte-americano leva a pensar «no perigo de ver mísseis balísticos instalados em esconderijos perto das fronteiras da Rússia».
Apesar de tudo, Lavrov sossegou os deputados russos ao declarar que todas estas questões estão a ser debatidas em «negociações concretas» com Washington.
Entretanto, segundo uma sondagem do centro independente Levada, elaborada em Maio e hoje publicada, o sentimento de «hostilidade» dos russos face aos Estados Unidos subiu de 23% há um ano para 37% no último mês.
O sentimento de hostilidade dos russos face à Ucrânia e à Geórgia também se acentuou no último ano e manteve-se inalterado face aos países bálticos.
::fonte Lusa